Primeira Política de Cultura de Ribeirão faz 20 anos com Lançamento de Livro na Biblioteca Temática ILE LATI EDE DUDU

(Imagem Divulgação)

A Biblioteca Temática ILE LATI EDE DUDU, (Casa de Cultura Negra), fundada em 2006, com um Rico Acervo de História, Cultura e Literatura Africanas e Afro-Brasileira, será reinaugurada, após passar por reforma em sua estrutura. A Biblioteca Temática funciona dentro do Pontão de Cultura Ancestralidade no Brasil, como parte da celebração dos 20 anos do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Durante e a Reinauguração acontecerá também o Lançamento do Livro de Autoria de Galeno Amorim, em celebração aos 20 anos criação da primeira Política Pública de Cultura para Ribeirão Preto (2002-2020), além do ato comemorativo aos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva.

Os 20 anos da aprovação da primeira Política Pública de Cultura em Ribeirão Preto vão ser comemorados no sábado (27/07), no Centro Cultural Orùnmilá, no Bairro do Tanquinho, com o Lançamento de um Livro que traz a reedição do texto original, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no início de 2004. Além de recuperar a íntegra do documento Oficial, a Obra, organizada pelo jornalista e escritor Galeno Amorim, na época Secretário Municipal de Cultura que acumulava a presidência do CMC, contém textos analíticos de especialistas e ativistas da área.

“Trata-se de um documento muito importante, datado é verdade, mas que nos leva a refletir sobre os avanços e os recuos que tivemos nessa seara”, afirma o historiador José Antônio Lages, que na época era Vereador e participou de dezenas de encontros e reuniões na Cidade para subsidiar o documento. “O cenário cultural da cidade adquiriu outra vida”, testemunha o baba Paulo Ifatide, do Centro Cultura Orùnmilá, que também teve expressiva atuação no processo. “Fazedores de cultura das mais diferentes Matizes e Matrizes se envolveram no processo, que resultou em avanços concretos, como uma real descentralização de aparelhos culturais”, acrescenta ele.

Também assinam textos sobre o tema a professora da Universidade de São Paulo (USP), Sílvia Espírito Santo, o jornalista a publicitário Romilson Madeira e o Artista e Produto Cultural Cordeiro de Sá. O objetivo do livro “Caderno de Políticas Públicas para Ribeirão Preto (2002/2004), publicado pelo selo Instituto Ideall, vai além, segundo seu organizador, de resgatar e preservar um importante documento sobre a Construção das Políticas Públicas Culturais no País. Trata-se, afirma ele, de celebrar um marco, e contribuir para futuras pesquisas e estudos sobre o tema.

(Imagem Divulgação)

A programação, que terá início às 17 horas, contará com apresentações do Slam da Cana e o DJ Xakaw. Estará em disputa a penúltima das 12 vagas para o Campeonato de Poesia Falada, cujo prêmio é de R$ 500,00.

🏠 CENTRO CULTURAL ORUNMILA (Rua cinco, Nº 100)
27.07.2024
🕰️ 17:00 H
ATIVIDADE GRATUITA

Leia mais:

plugins premium WordPress